História


No ano de 2009 a AAUUFS, após 10 anos, conseguiu levar a maior delegação da Universidade Federal de Sergipe para o OUJUBS, a Olimpíadas Universitárias Jogos Universitários Brasileiros, realizada em Fortaleza.

Edição 2011
Após alavancar o esporte universitário desta maneira, a AAU sentiu a necessidade de impulsionar a única modalidade esportiva que não está incluída no OUJUBS. O futebol universitário que conta com seu próprio evento, o Brasileiro Universitário de Futebol, também precisava de incentivo. Surgiu então, a ideia de organizar uma competição para selecionar atletas e desenvolver a modalidade no ambiente acadêmico.

O evento, logicamente, precisava de um nome e a verdadeira Champions, a UEFA Champions League, estava a todo vapor lá na Europa. A sacada não demorou a surgir e logo surtiu efeito. Atrelar o entretenimento proporcionado pela competição do velho continente ao futebol universitário foi o ponto de partida. A identificação dos estudantes com a competição original e com os clubes europeus foi fundamental para o sucesso do evento.
Oz Come Água: campeão da 1ª edição

A 1ª edição da UFS Champions League aconteceu no ano de 2010. As partidas foram disputadas no campo da própria UFS e de lá veio o primeiro campeão da recente história do campeonato. O Oz Come Água, que representava a equipe do Real Madrid, se sagrou o vencedor do torneio. Naquela altura os times ainda não contavam com uniformes personalizados, com as cores das equipes europeias. 

Esta situação já mudou no ano seguinte, quando a direção do evento conseguiu, com o apoio da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer e da Competir Sport Shop, as vestimentas customizadas de cada time.

Ajax: campeão da 2ª edição
Outro reflexo da evolução do torneio foi o número de equipes participantes. A quantidade de 8 times na primeira edição passou a ser de 18 no ano seguinte. O campo da UFS deixou de receber os jogos e o Centro de Treinamento Fair Play passou ser a casa dos embates. A estrutura do local proporcionou mais conforto não só para os atletas, como também para o público. Para completar, a TV Sergipe, o maior veículo de comunicação do estado, passou a cobrir a competição. Os programas Viva Esporte e Globo Esporte – SE trataram de levar a UFS Champions League para as casas de milhões de telespectadores.

O crescimento do nossa versão da Liga dos Campeões não para. A terceira edição vem aí trazendo muito mais novidades e o sucesso é o caminho a ser trilhado.